segunda-feira, 21 de maio de 2012

CONCEITUAÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS


1-   Conceituação de Movimentos Sociais

O conceito de Movimentos sociais sempre esteve associado ao de luta de classe e subordinado ao próprio conceito de classe.

Os conceitos críticos associados à perspectiva de marxista inseriam sempre o conceito dos Movimentos Nacionalista, as ideologias radicais: nazismo, fascismo.

Estudos críticos, associados à perspectiva marxista, inseriam sempre o conceito dos Movimentos Sociais na questão reforma ou revolução.

Ø  Característica de Movimentos Sociais
Novas problemáticas e novos cenários sociopolíticos, mulheres, crianças, índios, negros e pobres em geral se articulam com clérigos intelectuais e políticos da esquerda para gerar ações coletivas que foram interpretadas como a nova força da periferia.
 Mobilização de recursos analise comparativas, paradigma europeu dos novos Movimentos Sociais entre outras.
Ø  Quais Movimentos?
Movimentos operários ou camponeses, os sindicatos e os partidos políticos. Como as categorias da organização da classe e o processo de formação da consciência social eram centrais no modelo de projeto de sociedade que desenhava e aspirava-se como ideal, não havia muita preocupação quanto a diferenciação entre movimento social ou político ou quanto a movimentação ou organização.
O próximo tópico abordará em uma síntese detalhada o Movimento Imigrante, onde se especificará os haitianos que estão chegando em uma quantidade cada vez maior na cidade de Manaus.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário